O Grupo Iamaká faz concerto nesta quarta-feira, 27 de junho de 2018, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB), com entrada franca ao público. Com duração de uma hora, o concerto apresenta um novo repertório do grupo, que inclui músicas renascentistas e medievais extraídas dos cancioneiros D’Elvas e de Paris (de Portugal), e de Palácio (da Espanha). Esse repertório é pontuado por algumas canções francesas e italianas, além de peças instrumentais do compositor flamengo Pierre Phalèse.
Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Escola de Música Anthenor Navarro (EEMAN), o IAMAKÁ desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em especial a medieval e a renascentista, em novos arranjos e roupagens; e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.
Leia também, seis artistas paraibanos recebem o título de Mestre das Artes
Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, viola de arame, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura.
A palavra “Iamaká” é citada no livro “Rondônia”, de 1919, de Roquette-Pinto, referindo-se a templos construídos pelos índios Parecis, nos quais eram guardados os instrumentos sagrados, incluindo as flautas (“buzinas”).
Atuando desde 2012, o IAMAKÁ já se apresentou em importantes eventos (a exemplo do Festival de Inverno de Garanhuns, Festival Paraibano de Coros, Festival de Flauta Doce [Campina Grande]; I Circuito Cultural Universitário Internacional; Festival Internacional Virtuosi Século XXI [Recife – PE], VII FIMUS – Festival Internacional de Música de Campina Grande, IV Festival Internacional de Música de João Pessoa [2016], V Festival Internacional de Música de João Pessoa [2017], Projeto SESC Partituras), assim como já levou seu repertório a vários bairros periféricos de João Pessoa (como no “Circuito nas Igrejas – A Matéria do Sonho”, que envolveu música e teatro).
O IAMAKÁ é formado pelos músicos Christiane Alves (soprano/harpa), Micherlon Franca (barítono/percussão), Eli-Eri Moura (flauta doce), Ana Carolina Petrus (violino), Teresa Cristina Rodrigues (violoncelo), Vinícius de Lucena (cordas dedilhadas) e Conan Mendes (cordas dedilhadas).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Mais notícias em nossas redes sociais
Entrem em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com