Filme de ficção presta homenagem a Margarida Maria Alves

O filme “1º de Maya”, da cineasta paraibana Luz Bárbara, acaba de ser lançado pelo Projeto Curta em Casa, uma realização da SPCine, Projeto Paradiso e Instituto Criar. O curta concorre pelo Projeto Curta em Casa integrar a Rede de Talentos Paradiso, a premiação de finalização em HD, tradução e legendagem em inglês, circulação online no Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo, exibição na plataforma Spcine Play; mentoria com um talento da rede Paradiso. A votação acontece até o dia 30 de julho através de “like” no vídeo do filme no Canal do Youtube do Instituto Criar.

Leia também, Wister lança single Mulato

O filme evoca a memória de Margarida Maria Alves, notável paraibana defensora dos direitos dos trabalhadores rurais e da Reforma Agrária assassinada em 1983 por interesses de latifundiários, para apresentar Maya, indígena da Paraíba migrante em São Paulo no contexto da pandemia. No dia 1º de maio de 2020 Maya encontra-se virtualmente com a memória de Margarida Maria Alves e decide questionar seus acordos trabalhistas.

Veja também este aqui:  Últimos dias de visitação as exposições da primeira edição do Festival Barril de Cultura na Casa da Pólvora
https://www.youtube.com/watch?v=1Nz6sxAVP70&feature=youtu.be

O filme foi escrito e dirigido por Luz Bárbara jovem cineasta da Paraíba que desenvolve em São Paulo seus principais trabalhos. Luz Bárbara define o filme como um documento ficcional da memória de Margarida viva nele próprio, “é o encontro da memória de Margarida com minha subjetividade, apresento temas que a memória de Margarida desperta em mim, alguns diretamente relacionados a ela como direitos trabalhistas e organização popular, e outros menos óbvios como o tema da fé, identidade indígena e ainda performance neutra de gênero de um compo mulher”. 

O filme foi realizado com equipe reduzida composta por realizadoras mulheres do convívio domiciliar de Luz Bárbara, entre elas, a fotógrafa baiana Juh Almeida que assina a direção de fotografia.

Veja também este aqui:  Auxílio emergencial para trabalhadores de trabalhadoras da cultura na Paraíba é aprovado na ALPB

“1º de Maya” é o segundo filme de Luz Bárbara, seu primeiro curta-metragem “Entre / Between” estreou em 2019 pelo BFI London Film Festival em competitiva e passou por outros festivais internacionais como Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano e o Festival do Rio.

1º DE MAYA (Brasil, 2020, 6min)

Sinopse: No dia 1º de maio de 2020 Maya encontra-se virtualmente com a memória de Margarida Maria Alves e decide questionar seus acordos trabalhistas.

Elenco: Luz Bárbara, Jurema Paes, Rodrigo Sanches
Direção e Roteiro: Luz Bárbara
Direção de Arte e Figurino: Alice Assal
Direção de Fotografia: Juh Almeida
Assistência de Fotografia: Tatiane Ursulino
Produção: Júlia Cavalcanti
Edição: Ana Carolina Marinho
Canto: Jessyca Yakecan Potyguara

Veja também este aqui:  Quadrilha Fulô do Cerrado trará a espiritualidade ao arraiá do Concurso de quadrilhas Juninas de João Pessoa.

No Instagram:

Elenco: @aluzbarbara @jurema_paes @rodrigosssanches
Direção e Roteiro @aluzbarbara
Direção de Arte e Figurino @aliceelassal
Direção de Fotografia @juh_fotografia
Assistência de Fotografia @tatiane_ursulino
Produção @euexulia 
Edição @anacarolina.marinho
Canto @jessyca_yakecan

Fonte: Suzy Lopes

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top