Iniciou no dia (14) a programação do Festival Pretitudes promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH). O evento, que faz alusão ao ‘Novembro Negro’, segue até o dia 27 deste mês com atividades gratuitas e conta com a participação de artistas negros(as) selecionados(as) via edital.
Na quinta-feira (14), aconteceu a primeira atividade formativa na Escola Estadual Professora Antônia Rangel de Farias, no bairro da Torre, com a oficina ‘Lendo autores negros’, com Ana Daviana. As outras escolas que farão parte da programação são a ECIT Alice Carneiro, com a oficina ‘Música Preta e Princípios da Discotecagem’, com DJ ZEBB (19/11); e a Escola Técnica Estadual de Arte Poeta Juca Pontes, que receberá duas atividades: oficina ‘Preta em Cena – Uma Análise Crítica do Protagonismo Preto no Cinema Paraibano’, com Danny Barbosa (21/11) e a oficina ‘Vozes da diversidade: poesia e antirracismo’, com Elthon Fernandes (22/11).
O primeiro dia de evento ainda contou com abertura da exposição “Mistérios do Candomblé”, uma série de desenhos de pose rápida de terreiros de candomblé produzidas por Abelardo da Hora na década de 60. A série ficará exposta no Memorial que traz o nome do artista e está instalado no Espaço Cultural.
No auditório 01 do Mezanino do Espaço Cultural, acontece a oficina ‘Técnicas de Palco – Básico’, com Márcio Mésk (Blau). A ação acontece de 18 a 24 de novembro.
Já nos dias 22 e 23 de novembro, o estacionamento do Espaço Cultural ganhará mais cor e toques de criatividade, com a execução de pinturas em graffiti pelos artistas Babilônia, Hudhen, Pri Witch e Fábio Gonçalves.
No Cine Bangüê, no dia 22 de novembro, acontece a Mostra do Audiovisual. Às 18h tem início a Sessão Especial Festival Filmes de Ciências, com classificação indicativa de 04 a 11 anos e curadoria especial para a ação. Em seguida, às 19h, é a vez da Sessão Pretitudes, com os filmes selecionados em edital: Preciso Falar do Futuro Além Mar, Juremeiras e Dual. Após a exibição, o jornalista Jãmarrí Nogueira mediará um diálogo com Carine Fiúza, Cleyton Ferrer e Clara Farias – diretores das obras selecionadas.
O Teatro de Arena, no dia 23, será palco das apresentações das artes cênicas. Elis Xavier, João Vitor Santos, Jinarla, Juliana Lima, Luis Eduardo (Palhaço Bambam) e Bek performam entre técnicas de dança, teatro e circo, poemas de Cláudia Teixeira, Jota Lima, Mauricélio Silva e Pedro Neri.
No dia 24, acontece a Noite da Música Preta, com os oito artistas selecionados dividindo o palco e celebrando a negritude e a cultura paraibana. São eles: Elon, Vó Mera, Escurinho, Lau Capym, Nathalia Bellar, Helton Souza, Filosofino e Helayne Cristini. A noite será uma celebração à vida e obra de Pedro Osmar, multiartista paraibano, precursor do Musiclube da Paraíba e do grupo Jaguaribe Carne.
A novidade deste ano, é que o projeto ‘Panapaná – Novembro das Artes Visuais’ também alinhou seu edital com o Festival e selecionou trabalhos de seis artistas visuais negras e negros da Paraíba para exporem em vernissage especial, que acontece no dia 27 de novembro, na Galeria Archidy Picado.
Pretitudes
A iniciativa busca reconhecer e visibilizar a produção cultural desenvolvida por artistas negros e negras no estado da Paraíba, com vistas ao enfrentamento das desigualdades raciais e ao fortalecimento das redes de trocas artísticas entre esses e essas artistas.
Foram selecionadas, via edital, 31 propostas artísticas nas áreas de Artes Visuais (04), Audiovisual (03), Circo (01), Dança (03), Literatura (06), Música (08) e Teatro (02), além de quatro propostas formativas, que devem acontecer no período de 11 a 22 de novembro em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa.
Confira a programação:
14/11 (Quinta-feira)
08h – EEEF Professora Antônia Rangel de Farias
Oficina: Lendo autores negros, com Ana Daviana
18h – Memorial Abelardo da Hora
Abertura da exposição Mistérios do Candomblé
18 a 24/11 (Segunda-feira a Domingo)
14h às 18h – Auditório 1 – Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Oficina: Técnicas de Palco – Básico, com Márcio Mésk (Blau)
Inscrições em: https://forms.gle/NKVagq9ejpSFv2eL7
19/11 (Terça-feira)
13h – ECIT ALICE CARNEIRO
Oficina: Música Preta e Princípios da Discotecagem, com DJ ZEBB
21/11 (Quinta-feira)
13h – Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes
Oficina: Preta em Cena – Uma Análise Crítica do Protagonismo Preto no Cinema Paraibano nos últimos 4 anos, com Danny Barbosa
22/11 (Sexta-feira)
08h – Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes
Oficina: Vozes da diversidade: poesia e antirracismo, com Elthon Fernandes
08h às 18h- Estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo
Pintura de Grafitti/Mural
Artistas: Babilônia, Fábio Gonçalves, Hudhen e Pri Witch
18h- Cine Bangüê
Sessão Especial Festival Filmes de Ciências (04 a 11 anos)
Teo, o Menino Azul (Brasil, 2022, 10’) | As Aventuras da Princesa Mirabilis (Angola, 2022, 12’) | Olho Mágico – Wangari Maathai (Brasil, 2021, 20’)
19h – Cine Bangüê
Sessão Pretitudes, seguida de debate com as diretoras. Mediação:Jãmarri Nogueira
Preciso Falar do Futuro Além Mar [Direção: Carine Fiuza. João Pessoa, 2023. 8’]
Juremeiras [Direção: Cleyton Ferrer. João Pessoa, 2024. 19’52”]
Dual [Direção: Clara Farias. Campina Grande, 2024. 20’33”]
23/11 (Sábado)
08h às 18h- Estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
Pintura de Grafitti/Mural com Babilônia, Hudhen, Pri Witch e Fábio Gonçalves
19h – Teatro de Arena
Preta Cena
Sou a face marcada – performance de Elis Xavier (Poema: Sou a face marcada, de Cláudia Teixeira)
No fim, é só o começo – performance de João Vitor Santos e Jinarla (Poemas: “Quilombo de Quimeras”, de Jota Lima, e “Pretitude”, de Mauricélio Silva)
Hiatos Temporais – performance de Juliana Lima (Poema: Hiatos temporais ou história adormecida, de Pedro Neri)
Luis Eduardo / Palhaço Bambam (Poema: Manchete: Sob o Rio, de Pedro Neri)
Resonare – performance de Bek (Poema: Ressonância antirracista, de Jota Lima )
24/11 (domingo)
17h – Praça do Povo
Feirinha Cultural
19hTeatro de Arena
Noite da Música Preta – Homenagem a Pedro Osmar
ELON, Escurinho, Filosofino, Helayne Cristini, Helton Souza, Lau Capym, Nathalia Bellar e Vó Mera
27/11 (quarta-feira)
19hGaleria de Arte Archidy Picado
Abertura da Exposição – Panapaná 2024
Artistas: Cures, Malu Rolim, Thiago Costa, Vitória Trajano e Vive Sena
Curadoria: Luciara Ribeiro
Fonte: Ascom | SLP
Mais notícias em nossas redes sociais
Entre em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com