Um ato que silencia e costuma ser frequente, o relacionamento abusivo. Você já teve um relacionamento com alguém que sempre te colocava pra baixo? Fazia você se sentir culpado por um erro que não cometeu? Sua autoestima foi diminuindo no decorrer do tempo e fez com que você achasse que ninguém mais além do seu parceiro ou parceira iria te querer? Infelizmente, você foi mais uma vítima de um relacionamento abusivo.
Recentemente, um caso envolvendo este problema gerou grande repercussão na internet. O casal de participantes do reality show Big Brother Brasil, Emily e Marcos, segundo os especialistas contatados pela Rede Globo, estavam claramente neste tipo de relação. A Polícia Federal se evolveu no caso após constatar violência física e psicológica denunciada aberta e coletivamente pelo público, gerando expulsão do participante na segunda-feira (10).
Ao saber da saída de marcos, Emily, como a maioria das mulheres que já sofreram algum tipo de abuso, parece ainda não enxergar a gravidade do ocorrido, lamentando a saída do participante e verbalizando que não pediu auxílio ou o acusou de nada.
Na terça-feira (11), a hashtag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo foi levantada no twitter se tornando um dos assuntos mais comentados. Milhares de usuários compartilharam suas experiências e como superou este tipo de relação:
“Ele me fazia acreditar que estava errada em tudo, me fazia pedir desculpas por coisas que eu nem tinha feito. #EuViviUmRelacionamentoAbusivo”
“#EuViviUmRelacionamentoAbusivo e ele me fazia acreditar que a culpa de tudo que ele me fazia era minha. Só entendi depois que acabou!”
“#EuViviUmRelacionamentoAbusivo onde eu chorava toda semana, eu tinha medo de fazer algo e perder ele, porque ele botava a culpa em mim.”
“No começo é sempre as 10 mil maravilhas, a gente pensa que vai voltar a ser como era no começo, é horrível a sensação de estar presa a alguém que tu ama mesmo essa criatura te deixando no fundo do poço. #EuViviUmRelacionamentoAbusivo”
Estou em um relacionamento abusivo?
Quem sofre neste tipo de relação costuma não perceber, por isso pessoas próximas devem ajudar. Os sinais são claros: violência física, psicológica disfarçadas com demonstração de carinho. O abuso psicológico é feito com humilhação, constrangimento, inferiorização e ainda por ciúme possesivo. Por medo ou vergonha quem sofre esconde que está sendo violentado (a), quem comete este tipo de violência tem um grande poder de manipulação e na maioria das vezes faz com que a vítima não perceba e ainda se sinta culpada.
Denuncie
Quem ama não machuca, por isso não se prenda a quem te faz mal. Exponha. Não se cale. Existem canais de ajuda como o Disque 180. A ligação pode ser feita gratuitamente de qualquer lugar do país. Criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 2005, o 180 é um meio de orientação sobre direitos e serviços públicos para as mulheres de todo o país.
Vale ressaltar que não são apenas mulheres que sofrem com este tipo de relacionamento, então ao notar que está sofrendo um abuso ou que está sendo abusivo é fundamental que se busque um apoio psicológico especializado.
Mais notícias em nossas redes sociais
Entrem em contato com nossa redação
seliganapauta@gmail.com