Provas do ENEM 2017 terão uma semana de intervalo entre o primeiro e o segundo dia
Depois da reclamação de candidatos sabatistas – ou seja, pessoas que guardam o sábado, por questões religiosas – o INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizou uma consulta pública para saber a opinião dos candidatos sobre o dia de realização da prova do ENEM. O resultado da consulta verificou que a maioria dos alunos deseja que as provas sejam realizadas em domingos diferentes, assim, o exame não será mais aplicado no sábado neste ano.
Estudantes sabatistas ficaram aliviados com a notícia, porque até o ano de 2016 eles precisavam ficar isolados em uma sala por horas, até que o sol se pusesse para que eles pudessem realizar a prova. Os religiosos que guardam o sábado só podem realizar atividades aos sábados, quando o sol se põe. No Acre, por causa da diferença de fuso-horário, estudantes chegavam a ficar esperando por 9 horas para realizar a prova.
De acordo com o Inep, a aplicação do exame em horário diferente fazia com que cada candidato sabatista custasse para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, devido às despesas extras trazidas pela aplicação do exame à noite no sábado. No Enem 2016, os 76 mil sabatistas que fizeram a prova acarretaram um gasto de aproximadamente R$ 646 mil.
O estudante de ensino médio, Allex Luna, contou ao Se Liga na Pauta, que mesmo sem ser sabatista, se sentirá beneficiado com o distanciamento entre as provas, porque, assim, poderá descansar entre uma prova e outra, já que terá uma semana de intervalo e não apensas algumas horas, como tem acontecido.
De 2009 a 2016 o Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado em um único final de semana. Aos sábados, os estudantes faziam as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, já no Domingo tinham a prova de Redação, Matemática e suas tecnologias e Linguagem e seus códigos. Ainda não se sabe como ficará a divisão de matérias no exame de 2017.
Mais notícias em nossas redes sociais
Entrem em contato com nossa redação
seliganapauta@gmail.com