MinC lança edital em prol da cultura popular

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, lançou nesta segunda-feira (5) o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros.

Segundo o Ministério, a proposta prevê “reconhecer e premiar as iniciativas de Mestres e Mestras, Grupos/Comunidades sem constituição jurídica e pessoas jurídicas sem fins lucrativos com natureza ou finalidade cultural que envolva as expressões das culturas populares brasileiras”. Serão premiadas 500 ações que fortaleçam e divulguem essas manifestações culturais, levando-as à notoriedade além de suas comunidades de origem. As inscrições já se iniciaram e estarão abertas até o dia 28 de julho. Enquadram-se na proposta inúmeras expressões culturais, a exemplo do Cordel, o Maracatu, o Jongo, entre outros, exceto aquelas que já constituem objeto de editais específicos lançados pelo MinC como Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira. Questionamentos sobre o edital podem ser encaminhados para o e-mail coedi@cultura.gov.br

Veja também este aqui:  Inscrições para o 6º Prêmio de Culturas Populares vão até 13 de junho

Uma homenagem a Leandro Gomes de Barros

Referenciado por Carlos Drummond de Andrade como “Príncipe dos Poetas”, no Jornal do Brasil em 1976, e considerado pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) o patrono da Literatura Popular em Verso, Leandro Gomes de Barros marcou a história cultural brasileira como o criador da Literatura de Cordel.

Nascido em Pombal na Paraíba, em 1865, na Fazenda da Melancia, o cordelista desenvolveu, ao longo dos anos, uma maneira única de contar histórias. Para divulgar sua arte, tornou-se um editor pioneiro na publicação de seus cordéis, expostos para venda pendurados em cordas, cordéis ou barbantes, além de desenvolver sua própria gráfica, pequena e responsável apenas pela impressão de sua própria obra. Levou, pessoalmente, em suas viagens, seu nome e seus contos aos diversos cantos do Nordeste se caracterizando também, mais do que um grande artista, como um grande empreendedor, primeiro editor de sua época e região.

Veja também este aqui:  Funesc exibe no YouTube espetáculo ‘Vintage’, da Escola Livre de Circo

Mais notícias em nossas redes sociais

Facebook, Instagram e Youtube

Entrem em contato com nossa redação

seliganapauta@gmail.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top