Semente Cinematográfica inicia curso de Pedagogia do Cinema

3ª edição do curso de iniciação à pedagogia do cinema “Diálogos: Cinema, Educação e Direitos Humanos” será aberto nesta quarta-feira (26), a partir das 19h, na Usina Cultural Energisa em João Pessoa (PB). A formação abre o calendário de atividades do projeto Cartografias de Imagens: Filme-carta, Formação e Experimentação, que tem apoio do Rumos Itaú Cultural, e contará com a participação da Prof. Dra. Inês Teixeira (UFMG), bem como de professores da rede municipal do Conde. A entrada é livre e gratuita. O curso é ofertado pelo grupo Semente Cinematigráfica.
Este também será o momento da exibição pública em João Pessoa de filmes realizados pelos estudantes da comunidade quilombola Gurugi-Ipiranga. Dentre eles, teremos a pré-estreia do filme “Rio de Memórias”, realizado na EMEF Lina Rodrigues do Nascimento, e do filme “A Roda de Gerações do Coco”, realizado na EMEIF José Albino Pimentel –este último premiado no 29° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. O evento é voltado para profissionais dos diversos níveis e modalidades da educação, arte-educadores, cineastas e demais interessados em se apropriar dos métodos de mediação da aprendizagem através da linguagem do cinema.
Leia também, Festival Aiê movimento o centro histórico de João Pessoa.

Esta abertura é parte de um curso que será ofertado gratuitamente a 33 organizações de 20 municípios da Paraíba e um de Pernambuco, que participaram do edital de seleção para implementação de Escolas Experimentais de Cinema em instituições públicas e ONGs da Paraíba em agosto de 2018. A presença das instituições que concorreram ao edital é um dos requisitos para a seleção final de quatro instituições que serão contempladas com os kits de produção audiovisual e apoio pedagógico direto.  

Veja também este aqui:  Programação do carnaval de Cuité 2019 contará com mais de 15 atrações

Com a facilitação de Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete, a proposta do curso é construir saberes pedagógicos sobre o uso do cinema na educação para a promoção dos Direitos Humanos, a partir da apresentação da metodologia do projeto e o diálogo sobre as experiências do grupo, bem como estruturar as bases do Grupo de Trabalho de Cinema e Educação na Paraíba que será realizado em 2019.

O grupo Semente Cinematográfica inicia suas atividades em 2014, com práticas de cinema e educação em escolas públicas no Conde e em João Pessoa, durante a primeira edição do projeto Inventar com a Diferença. Entre 2016 e 2017, foi implementada a primeira EEC, na E.M.E.I.F. José Albino Pimentel, no território quilombola do Gurugi-Ipiranga. O trabalho contemplou 8 educadores, 200 estudantes e contou com o apoio da diretoria e coordenação da escola, além da Secretaria de Educação do Conde. Após um ano e meio de trabalho, foram realizados 07 filmes sobre o quilombo a partir do olhar das crianças.

Veja também este aqui:  6ª edição do Agosto das Letras celebra centenário de Lourdes Ramalho com programação virtual

Sobre os facilitadores:

Ana Bárbara Ramos é formada no Curso de Comunicação Social pela UFPB e mestre no Programa de Pós- Graduação em Letras na UFPB com o estudo na área de literatura e cinema. Documentarista e produtora, é sócia da produtora Pigmento Cinematográfico sendo responsável pela produção de curtas e longas-metragens. Atuou em 2014 como mediadora em oito escolas paraibanas no projeto “Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos humanos”. Como desdobramento desse trabalho passou a integrar a equipe de professores do Cearte para atuar na área de cinema e educação, implementando o curso de formação para professores, o projeto de extensão Cine Recreio e o grupo de pesquisa  Fazer e refazer a escola pelo cinema. É coordenadora da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Atualmente integra a equipe do Tintin Cineclube.

Felipe Leal Barquete é graduado em Imagem e Som (UFSCar/SP) e mestre em educação (UFPB/ PB). Trabalha com cinema desde 2005, na formação de coletivos de criação para a realização de filmes – curtas e longas metragens – atuando nas áreas de direção, produção e montagem. Trabalha desde 2006 em projetos de cineclubismo, como o CineUFSCar e o Cine São Roque (ProEx/UFSCar) e o Tintin Cineclube, em João Pessoa.

Viveu e trabalhou em São Paulo/SP entre 2010 e 2012, atuando na produtora Filmes para Bailar com prestação de serviços audiovisuais para instituições públicas e privadas, na criação de vídeos institucionais, Web TV, cobertura de eventos e streaming. Atualmente reside em João Pessoa/PB, onde trabalha como professor do curso técnico de cinema do Cearte-PB, é coordenador da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e do grupo Semente Cinematográfica.

Veja também este aqui:  Folia de Rua começa hoje na capital paraibana.

Sobre a convidada:

Inês Teixeira é bacharel e licenciada em Ciências pela UFMG (1973), mestre em Educação pela UFMG (1992) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Realizou seu pós-doutorado I na Universidad de Barcelona em 2005 e pós-doutorado II na Universidad Metropolitana Autonoma de Mexico e na FE/USP em 2014.É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação. Tem se dedicado a estudos e trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em educação, docência e cinema, sendo professora pesquisadora do Grupo Mutum: Educação, Docência e Cinema. É membro da Kino – Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Cursos anteriores

Fonte: Ascom semente cinematográfica

Mais notícias em nossas redes sociais

Facebook , Instagram e Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top