Entretenimento, meio de pesquisa e divulgador cultural, são palavras que definem a Companhia Boca de Cena.
Criada em 1996, por Leonardo e Eurismar Cavalcante, Boca de Cena tem como objetivo trabalhar o teatro de bonecos em sua diversidade artística, educacional e social.
Com mais de 20 anos de história,companhia desenvolve projetos sobre o teatro de bonecos em sua variedade estética.
Segundo Amanda Vilar, uma das diretoras da companhia, o Boca de Cena também elabora pesquisas sobre o teatro na educação e o teatro de bonecos como um bem cultural e imaterial do Brasil.
Através do desenvolvimento e divulgação da rica manifestação cultural da Paraíba, o Boca de Cena tem uma grande importância sociocultural no estado. Por ser uma Organização não
governamental e sem fins lucrativos, a companhia enfrenta alguns problemas como a falta de recursos para o desenvolvimento das ações. Ainda de acordo com Amanda, outro problema é a falta
de conhecimento cultural de gestores e de políticas públicas que dialoguem com os fazedores culturais.
O teatro de bonecos surgiu no oriente e tinha um significado espiritual, foi trazido para o outro lado do mundo através dos colonizadores. Popularmente conhecido e característicos bonecos populares do nordeste, essa arte é reconhecida pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil. A sua estética e linguagem cativam o público, principalmente o infantil.
No Brasil, o teatro se destacou na região nordeste, principalmente em Pernambuco e na Paraíba, onde também é chamado de “babau”. A manifestação se tornou uma brincadeira tradicional, com uma rica bagagem cultural, religiosa e social, gerada através do hibridismo cultural durante a colonização.
Conheça mais o Boca de Cena
Mais notícias em nossas redes sociais
Entre em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com