Edital “Meu Espaço” beneficará 105 artistas paraibanos durante quarentena

As vagas estão disponíveis para as áreas de contação de história, circo, dança, cultura popular, teatro, literatura, música, cinema, artes visuais e poesia falada.

Estão abertas as inscrições no cadastramento de artistas que têm interesse em participar do edital de chamamento público ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’, lançado pelo Governo da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Edital está publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) desta terça-feira, dia 31. Os projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada. E-mail para contato e dúvidas e o seguinte: funesc.meuespaco@gmail.com

No total, são oferecidas 105 vagas de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, histórias em quadrinhos, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema. As inscrições são gratuitas e os materiais enviados pelos artistas vão ser exibidos nas redes sociais da Funesc durante o período de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Acesse ao edital no site da Funesc.

“Vamos movimentar essa Internet com muita cultura. A gente tem muito o que mostrar. Será um prazer – em um momento tão difícil – conhecer mais sobre a cultura paraibana. Esse momento vai passar e a gente vai se encontrar rapidinho nas atividades da Fundação Espaço Cultural”, disse Nezia Gomes, presidenta da Funesc.

Durante live nas redes sociais, Nezia comentou que essa pandemia fez com que a Funesc tivesse que pensar formas de movimentar a cena cultural. Esse projeto, ainda conforme a presidenta, pretende estimular o isolamento domiciliar e auxiliar artistas que foram impedidos de mostrar sua arte. “O Governo da Paraíba tem feito várias ações na área de saúde e essa é mais uma dessas ações”.

Veja também este aqui:  Quadrilha Fulô do Cerrado trará a espiritualidade ao arraiá do Concurso de quadrilhas Juninas de João Pessoa.

“Todos os formulários de inscrição já estão disponibilizados. Todo mundo tem que correr para se inscrever porque há urgência na execução do projeto. A cultura pode ser uma alternativa, inclusive, para superar essa crise”, declarou Raisa Agra, vice-presidenta da Funesc. Durante live nas redes sociais, Raisa reforçou que todas as informações sobre inscrições e cronograma estão no site da Funesc, onde o edital foi disponibilizado.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de abril. Os artistas também devem enviar currículo e clipping de reportagens, portfólio e críticas publicadas sobre seu trabalho artístico. No ato da inscrição, os proponentes devem indicar no formulário qual proposta vai ser gravada, descrevendo com detalhes quais recursos vão ser utilizados. A proposta pode ser gravada com dispositivos móveis, utilizando-se ou não de recursos de edição de vídeo.

Conteúdo inscrito deve ser inédito e gravado especificamente para o projeto. Além disso, o vídeo deve ser gravado na horizontal e ter classificação etária livre. O vídeo deve ser gravado na residência do artista ou dos artistas envolvidos no projeto e, quando necessário, apenas com participação ou apoio de membros que morem no mesmo local.

O credenciamento é apenas para artistas individuais, grupo de artistas que comprovem residir no mesmo endereço ou propostas coletivas desde que gravadas remotamente, atendendo ao isolamento domiciliar.

A análise das propostas vai ser feita entre os dias 11 e 13 de abril e o resultado deve ser divulgado no dia 14 de abril. Os artistas selecionados têm até 19 de abril para enviar os documentos solicitados no edital e os vídeos devem ser anexados até 24 de abril. A previsão é de que os vídeos comecem a ser transmitidos a partir de 28 de abril.

Veja também este aqui:  Caminhos do frio movimenta a cidade de Remígio, no interior da Paraíba

As propostas vão ser avaliadas conforme os seguintes critérios: documental, clareza na inscrição, comprovação da atuação artística, conformidade com os objetivos do edital, viabilidade da proposta e qualidade técnica da proposta. Veja, abaixo, o número de vagas, o tamanho dos vídeos e o tipo de vídeo que pode ser enviado de acordo com cada área:

Contação de histórias – Vagas: 9

Produção de vídeos voltados ao público infantil que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura infantil. Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos.

Circo – Vagas: 13

Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de performances circenses, apresentações de números/quadros, esquetes de palhaçaria, oficinas de construção de equipamentos de circo e/ou ensino-aprendizagem, depoimentos de trajetórias de vida, o incentivo, a formação e a disseminação do acesso às artes circenses. Tamanho do vídeo: entre 5 e 40 minutos.

Teatro – Vagas: 13

Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances teatrais, como monólogos, esquetes de espetáculos, atividades formativas, o incentivo e a disseminação do acesso às artes cênicas. Tamanho do vídeo: entre 20 e 30 minutos.

Dança – Vagas: 13

Propostas de produção de vídeos, que estimulem, através de coreografias, performances, vídeo dança, oficinas, depoimentos de trajetória de vida e outras abordagens do universo da dança, o acesso à fruição e à formação dentro desta linguagem artística. Tamanho do vídeo: entre 5 e 40 minutos.

Literatura – Vagas: 6

Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos

Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances poéticas e/ou apresentações de obras literárias, a formação, produção, reflexão e fruição do incentivo à leitura e acesso a literatura. Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos.

Histórias em quadrinhos – Vagas: 4

Veja também este aqui:  Dyógenes Chaves abre temporada 2019 na Galeria Archidy Picado com a exposição “Ora Pro Nobis”

Propostas de produção de vídeos que estimulem a formação, produção, reflexão e fruição da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) e/ou sua correlação e hibridismo com outras linguagens artísticas – literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema, games e artes digitais, entre outras através de propostas artísticas e/ou educativas. Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos.

Música – Vagas: 15

Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de performances musicais (instrumentais ou cantadas) entretenimento, informação, formação, produção, interatividade e reflexão. Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos.

Culturas populares – Vagas: 8

Propostas de produção de vídeos que estimulem, através de apresentações, oficinas e depoimentos de trajetória de mestres, a formação, o incentivo à disseminação e valorização das culturas populares tradicionais como o coco de roda, ciranda, lapinha, embolada, repente, aboio, reisado, toré, capoeira, etc. Tamanho do vídeo: entre 10 e 40 minutos.

Artes visuais – Vagas: 7

Propostas de produção de vídeos sobre pintura, grafite, desenho, gravura, fotografia, arte digital, vídeo, objeto, escultura, instalação, performance e outros meios apropriados às artes visuais, que promovam o acesso do público através de audiovisual, relativo ao ambiente de trabalho e vivência dos artistas, de modo a evidenciar seus processos de pesquisa, criação e interação com o meio. Tamanho do vídeo: entre 20 e 40 minutos.

Poesia falada – Vagas: 7

Propostas de produção de vídeos no contexto das performances poéticas improvisadas praticadas como nas batalhas de slam e hip hop, estimulando formação, reflexões sobre periferia e respeito aos direitos humanos. Tamanho do vídeo: entre 15 e 30 minutos.

Cinema – Vagas: 10

Propostas de roteiros para produção de curtas-metragens que retratam os temas isolamento, saúde mental e resiliência nas categorias de ficção, documentário, animação ou infantil (entre 5 e 10 minutos de duração). Tamanho do vídeo: entre 5 e 10 minutos.

Fonte: assessoria de imprensa

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top