4º Encontro de Batuques da Paraíba acontece neste fim de semana no Quilombo Ipiranga

Chegando em sua quarta edição, o evento, que acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2024, promete levantar a poeira da Comunidade Quilombola Ipiranga com muita festa e cultura popular paraibana.

Com proposta itinerante, O Encontro de Batuques da Paraíba já mobilizou muitos grupos culturais tradicionais em suas outras edições (2015 – Estação Velha, Campina Grande; 2016 – Parque da Lagoa, João Pessoa; 2029 – Espaço Cultural, João Pessoa). O evento objetiva valorizar, difundir e salvaguardar as tradições populares, e é idealizado e produzido por Ângela Gaeta, fundadora e regente do Maracatu Maracastelo. Em 2024, a sua 4ª edição é uma realização do Ponto de Cultura Maracastelo em parceria com a Mestra Ana e o Coco de Roda Novo Quilombo das Comunidades Quilombolas Ipiranga e Gurugi, fortalecendo a união das lideranças femininas nas culturas populares da Paraíba e potencializando os projetos de ambos os coletivos.

Leia também, SLP entrevistou Glória Groove.

No 4° EBAPB estarão reunidos, em um verdadeiro intercâmbio cultural, grupos, comunidades, mestras(es) da cultura popular afro-paraibana, indígena e cigana, brincantes, folgazões e público de todo o Brasil. Homenageando Jackson do Pandeiro e Mestra Lenita, o Encontro de Batuques da Paraíba, com 18 horas de programação, se inicia a partir das 13h00 no sábado (30), com uma visita guiada ao “Museu Quilombola do Ipiranga”. A partir das 15h00 se apresentam grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba, de Mataraca à Sousa, passando pelo Sertão, Agreste e Litoral paraibano, e recebendo convidados de outros estados.

Veja também este aqui:  Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana apresentam o show ‘Elis Vive’, com Nathalia Bellar

Grupo: Coco de Roda Novo Quilombo | Foto: Mateus Serrer

Começando pelo Maracatu de Baque Virado passeando pelas ruas das comunidades, o “9° Arrastão da Consciência Negra Maracastelo” integra a programação do evento. Celebrando a ancestralidade do Maracatu em alusão ao Dia da Consciência Negra e a culminância da Oficina Maracastelo 2024, contará a participação de integrantes da Nação Estrela Brilhante do Recife, a qual amadrinha o grupo, e da família circense Los Iranzi, que desenvolve projetos no território. A programação segue com o Toré Tabajara dos Indígenas da Aldeia Barra de Gramame (Conde-PB), apresentação do Mamulengo Estrela do Norte (Conde-PB), com as Tradições Ciganas (Sousa-PB), o Coco de Roda e a Ciranda de Barra de Camaratuba da Mestra Senhorinha (Mataraca-PB), da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos da Mestra Ednalva (Alagoa Grande-PB), dos Quilombos Ipiranga e Gurugi da Mestra Ana (Conde-PB), da Praia do Iguape do Mestre Cabral (Aquiraz- CE) e do Coco de Engenho (Nazaré da Mata – PE). Pode se preparar pois a pisada vai até o início da madrugada! No domingo (01) serão realizadas Oficinas, Roda de Conversa com Mestre(a)s e brincantes, além dos espetáculos de dança Corpa Futurista (João Pessoa-PB) e Caninha-verde da Praia do Iguape (Aquiraz- CE). Um festival gratuito, aberto a todos os públicos, com turismo cultural e Feira de Artesanato e Gastronomia.

Veja também este aqui:  Bloco de carnaval, baile de máscaras, teatro, show e muito mais na agenda cultural para curtir o fim de semana

Grupo: Maracastelo | Foto: Ana Clara

Esta edição especial também irá celebrar a inauguração do novo “Pavilhão do Coco de Roda”! A conquista de uma luta de quatro anos, desde quando o grupo se encontrou sem espaço para realização das suas atividades. O encontro também integra em sua programação a última “Festa do Coco” do ano, realizada mensalmente desde 2010 pela comunidade, um dos maiores eventos contínuos da cultura popular regional, recebendo mil pessoas a cada edição.

Maracastelo é Ponto de Cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura e atua no estado da Paraíba desde 2014. Com ações voltadas à comunidade e oferecidas gratuitamente, promove eventos culturais, formações, workshops, formando jovens produtores culturais, criando público para as expressões artísticas tradicionais, difundindo o maracatu de baque virado, valorizando a cultura popular e transformando a cena cultural paraibana. Também realiza projetos na educação em parceria com escolas, instituições não governamentais, institutos federais e universidades públicas.

O Grupo de Coco de Roda Novo Quilombo, fundado em 1984 no Conde, litoral paraibano, é liderado pela Mestra Ana Rodrigues, também referência comunitária tal qual sua Mãe, Dona Lenita, de quem herdou a brincadeira. Ana Rodrigues é legítima representante da tradição paraibana por todo o território nacional, e mantém ativa há 10 anos a “Festa do Coco”, sendo o grupo um dos grandes responsáveis pela difusão, transmissão e salvaguarda dessa cultura centenária nas comunidades e Paraíba.

Veja também este aqui:  PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE 2018 COMEÇA AGITADO. AGENDA CULTURAL COMPLETA

Local: Casa da Mestra Ana – Sede do Coco de Roda Novo Quilombo/ Localização no GPS: Museu Quilombola do Ipiranga – Sítio Comunidade Quilombola de Ipiranga, s/n, 58322-000, Conde, Paraíba.

4° ENCONTRO DE BATUQUES DA PARAÍBA está sendo realizado com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) via edital de Chamamento Público “Edital LPG – 1ª Regional de Cultura” (Nº 005/2023) da SECULT-PB.

 

Fonte: ASCOM

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top