Funesc divulga penúltima semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, nesta quinta-feira (28), a quinta semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A penúltima semana, que acontece de 1 a 7 de junho, traz 18 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações. 

Leia também, Festival Online Casa de Samba começa hoje

A programação do  Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia do projeto aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 20 mil visualizações no canal.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística. 

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Quinta semana – A penúltima semana do projeto abre os trabalhos na segunda-feira (1º) com o vídeo de Vinícius Dadamo, que preparou uma oficina de criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree. Em seguida, será exibido o vídeo ‘Mulheres da Poesia Brasileira’, em que as atrizes Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa simulam uma ‘live’ reunindo grandes nomes femininos da poesia como Anayde Beiriz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Elisa Lucinda. Na sequência estreia o vídeo ‘Curadores: Circuitos Ativos 100mg’, do artista visual Everton David. Para fechar o dia, Filosofino apresenta seu ‘Diário de Quarentena’ na forma de poesia falada. 

Já a quarta-feira está recheada de atividades de formação e apresentações, começando com a ‘Oficina de coco de roda da Paraíba’, ministrada pela mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Conde). Em seguida, a família circense do Montagem Circus estreia seu vídeo com fragmentos de números de mágica, aéreo e cubo. Na sequência, o escritor Júnior Pereira apresenta resenhas de obras da literatura brasileira em ‘Literacultura’. O dia finaliza com dois vídeos musicais – banda Flores Baldias e, por último, Bodão Ferreira, com ‘Voz, Violão e Poesia’. 

Na sexta-feira tem mais! O dia começa com workshop de breaking dance de BBoy Invictus para dançar em casa. Em seguida, a atriz Eulina Barbosa apresenta o seu ‘Devaneio compartilhando um processo’. Na sequência, Mari Oliveira traça um histórico sobre a cena do slam na Paraíba. Para quem está com saudade de dançar um forró, o dia fecha com Sandra Belê e o vídeo ‘Daqui de casa, o São João da gente’, reunindo música e poesia rimada. 

O domingo traz mais cinco vídeos, começando por Marina Carneiro, que apresenta a história do balé em ‘Pelo mundo da dança’. Em seguida, ‘As aventuras de Trupizupe’, com Yorrana Bizai. Na sequência, o circense Flávio Manzano mostra ‘Magia’ e a atriz Renata Dourado entra em cena como a ‘Palhaça Beterraba’. A semana fecha com o artista visual Ítalo Tavares e o vídeo ‘Corage na tela: graffiti em tempos de pandemia’. 

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual

Semana 5

01/06 – SEGUNDA

17h – Criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree

Vinicius Dadamo – Teatro –João Pessoa

Sinopse:  Videoaula embasada em 3 aspectos: 1º instalação e configuração do programa; 2º tutorial para uso do programa Lxfree que compreende projetar e executar mapa de iluminação, projetar e executar mapa de cenografia/palco, exportar arquivo do projeto em PDF para envio de editais e afins, salvar projeto em arquivo aberto; 3º procedimentos para adaptação dos mapas. Além disso, está disponível nos links abaixo, o download do programa LXFree, site para consultar numeração e características de gelatinas e também o arquivo que foi desenvolvido nesta vídeo aula.

Veja também este aqui:  Município do Conde sedia o Jacumã Jazz Festival com Hermeto Pascoal e Hamilton de Holanda

Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Vinicius Dadamo

Redes Sociais:

Instagram: @_nivivini

17h30 – Mulheres da poesia brasileira

Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa – Teatro – João Pessoa

Sinopse: A jornalista Alice (Fernanda Maranho), apaixonada por poesia, conduz uma live em seu canal, convidando artistas, intérpretes, escritores, para dialogar e recitar poesias. Esta live, porém, será especial, porque ela terá a oportunidade de reunir grandes nomes da poesia feminina, que marcaram época e a história desta linguagem: Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz estarão com a jornalista nesse encontro. Trata-se de uma live ficcional, que se baseia em falas e estudos sobre as autoras para construir suas intervenções e uma curadoria de suas poesias. As atrizes nos papéis de Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Cecília Meireles e Anayde Beiriz são Eslia Maria, Carol Alê, Fernanda Maranho e Bárbara Azevedo, respectivamente.

Ficha técnica –  Elenco: Bárbara Azevedo (Anayde Beiriz), Carolê Sousa (Elisa Lucinda), Eslia Maria (Clarice Lispector), Fernanda Maranho (Cecília Meireles e Alice) / Texto, direção: Fernanda Maranho / Edição de imagem e som: Stéfano Sendtko

Redes sociais:

Instagram: @ferxmaranho / @caroleesousa / @esliamaria / @barbaradeaz / @awoiak

18h – Curadores: circuitos ativos 100mg

Everton David – Artes Visuais – João Pessoa

Sinopse: Recorte de duas obras expostas na última individual do artista, denominada ‘Curadores circuitos ativos 100mg’. A ideia é recriar essas obras para um contexto videográfico, onde serão montados e exibidos a instalação Princípios Ativos (2019) e a performance Ativando Circuitos (2019). 

Ficha Técnica –  Artista visual: Everton David / Câmera e edição: Everton David

Redes sociais:

Instagram: @evertondaviid

Site: https://evertondavidart.wixsite.com/2020

Youtube:  Everton David

18h30 – Diário de Quarentena

Filosofino – Poesia Falada – João Pessoa

Sinopse: Diário de quarentena é uma série de poesias escritas e gravadas no período de quarentena da COVID-19, a partir da perspectiva de Filosofino como poeta marginal, trabalhador independente e artista. Nesta erupção de ideias vêm à tona questões pessoais, emocionais, críticas, metafísicas, tecnológicas e raciais. O artista busca transmitir um pouco do que tem sentido no seu espaço e refletido em forma de arte e poesia.

Ficha técnica: Texto, captação de imagem: Filosofino / Edição: Rieg e Filosofino

Redes sociais:

Facebook: Filosofino

Instagram: @filosofino / @_caettt

03/06 – QUARTA

17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças

Mestra Ana do Coco Novo Quilombo – Culturas Populares -Conde

Sinopse: Oficina aborda teoria e prática. A parte teórica é desenvolvida por meio de uma conversa sobre a brincadeira do coco de roda praticada na Paraíba: a importância da roda, as diferentes linguagens, canto, dança, instrumentos e toques. Somando-se à conversa são praticadas as cantigas e a dança dessa brincadeira. Tempo total do vídeo: 19 minutos e 15 segundos.

Ficha técnica – Ministrante, captação de imagem e roteiro: Mestra Ana

Redes sociais: 

Facebook: Ana Rodrigues 

Instagram: @quilombo_ipiranga_ /Apoios: @folguedosparaibanos @cocoacaua @artecasaec 

17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo

 Montagem Circus – Circo – João Pessoa

Sinopse: Artistas circenses apresentam três números: o primeiro é “ Mala Muscovita”, apresentado por duas mulheres de preto, uma é amarrada e trancada na mala, a outra fica encima da mala envolvida em um biombo e em questão de segundos a troca acontece , inclusive com troca de figurinos. Segundo – ‘Homem Pássaro’ – Número de aéreo em tecido reduzido, no qual o circense executa várias acrobacias aéreas em movimento, chegando a uma altura entre 4 a 5 metros.Terceiro –‘Cubo Olímpico’ – A circense, com a ajuda da sua patner, faz malabarismo com três cubos diferentes em tamanho e formato, demonstrando agilidade e criatividade com os aparelhos. 

Veja também este aqui:  Centro Cultural Parque Casa da Pólvora é um dos pontos de cultura de João Pessoa

Ficha técnica – Circenses: Naiane Santos, Tati Ribeiro, Enzo Gabriel /Filmagem: Wagner Jr / Apresentador: Marcos José / Sonoplastia: Daniel Velásquez / Iluminação: José Carlos

Redes sociais:

Instagram: @montagemcircus

17h45 – Literacultura

Júnior Pereira – Literatura – Uiraúna

Sinopse: O projeto Literacultura difunde a literatura brasileira através de obras em prosa dos autores clássicos consagrados de nosso país. Antonio Pereira Lontras Junior apresenta resenhas de obras, enumerando aspectos relevantes, como contexto histórico, autor, personagens e construção da narrativa. Duração: 20 minutos.

Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Júnior Pereira

Redes sociais:

Facebook: Junior Pereira

Instagram: @pereirajun_

18h15 – Flores Baldias

Flores Baldias – Música – Itapororoca

Sinopse: Durante a quarentena pelo Covid-19, com agendas de shows canceladas, artistas se mantêm em casa evitando o contágio e apesar atribulações e dificuldades, tentam manter viva a música dentro de cada um. Essa mistura de sentimentos é acompanhada pela trilha sonora que dá lugar a uma música autoral e inédita: “Chover no Sertão”.

Ficha técnica – Cantor, guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Jordão Ribeiro de Assis / Guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Caio Lopes / Baixista, ator, roteirista: Mateus Alberto / – Percussionista e ator – Mikael Lopes / Baterista e ator: J. Everton

Redes sociais: 

Facebook: Flores Baldias

Instagram: @floresbaldias

YouTube: Flores Baldias

18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia

Bodão Ferreira – Música – Alagoa Nova

Sinopse: Apresentação de músicas e poesias autorais em voz e violão, voltadas para a educação popular e com narrativas sobre relações interpessoais, discussões políticas e manifestações sócio-culturais e religiosas. 

Ficha técnica – Composições das músicas e poemas; arranjos; violão e voz; vídeo; edição e direção:  Bodão Ferreira

Redes sociais:

Instagram: @bodao_ferreira

05/06 – SEXTA

17h – Dança em Casa

BBoy Invictus – Dança – João Pessoa

Sinopse: Workshop de Breaking, para público de todas as idades, iniciando com exercícios de alongamentos e fortalecimento, passando em seguida para movimentos básicos do Breaking que são unidos, finalmente, em uma sequência coreográfica.

Ficha Técnica – Direção: Rodrigo Almeida; Música: DJ Lean Rock; Vídeo Edição: Rodrigo Almeida; Iluminação: Hanna Brandão.

Redes sociais:

Facebook: Rodrigo Almeida

Instagram: @bboyinvictus

17h45 – Devaneio, compartilhando um processo

Eulina Barbosa – Teatro – João Pessoa

Sinopse: O vídeo começa com a atriz se apresentando reforçando o recado sobre a necessidade de “Ficar em casa” nesse momento de pandemia. Em seguida, a atriz fala do processo que originou a montagem do espetáculo, como se deu o processo da escrita do texto até a montagem. Na segunda parte, a atriz faz uma releitura de algumas cenas do espetáculo, num cenário improvisado, estrutura montada na sala do apartamento com o auxílio de Humberto Dias e Mateus Barbosa. Ao término da performance a atriz agradece a todos.

Ficha técnica – Atriz: Eulina Barbosa / Cenário e gravação: Humberto Dias / Operador de som: Mateus Barbosa / Realização: Braúnas Produções Culturais

Redes sociais:

Facebook: Eulina Barbosa Barbosa / Braúnas Produções Culturais

Instagram: @eulibarbosa / @braunaspc

18h15- A cena do Slam

 Mari Oliveira – Poesia Falada – João Pessoa 

Sinopse: A poesia falada ganhou as ruas das cidades paraibanas através dos “slams” um movimento cultural de periferia que aqui na Paraíba começou em 2017 e que têm crescido através dos coletivos e das redes sociais.  Poetas e organizadoras (es) integrantes dessa “Cena” apresentam suas histórias,suas poesias e os desafios desse novo período de pandemia.

Ficha técnica – Captação de imagem, edição, texto: Mari Oliveira

Redes sociais:

Facebook: Mariane Oliveira

Instagram: @marenlatormenta

18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente

Sandra Belê – Música – João Pessoa

Sinopse: Sandra Belê, além de falar sobre a sua carreira e conscientizar a todos para com os cuidados com a COVID-19, narra, através de um texto rimado de autoria própria e músicas de compositoras e compositores paraibanos, este festejo que ultrapassou os limites nordestinos e adentrou o Brasil e várias partes do mundo.

Veja também este aqui:  Começa hoje (2) a 39ª Semana Cultural José Lins do Rêgo

Ficha técnica – Produção e Execução do Projeto; captura de Imagens; cenografia; figurino e maquiagem; edição do vídeo / edição da Vinheta / criação de texto rimado: Sandra Belê

Assistente de produção e cenografia: Maria Ivete (mãe) –  Colaboração com roteiro / Correção do texto rimado: Roberta Rocha (colaborou à distância, via internet)

Redes sociais:

Facebook: Sandra Belê

Instagram: @sandrabeleoficial

Palco MP3: Sandra Belê

07/06 – DOMINGO

17h – Pelo Mundo da Dança 

Marina Carneiro – Dança – Campina Grande

Sinopse:  Marina Carneiro apresenta a história do Balé. Ela aborda desde o nascimento do balé de corte, nascimento do balé clássico, passando pelo romantismo e pelo balé neoclássico. O vídeo é feito de forma dinâmica, apresentando o panorama social geral da época, artistas conhecidos que viveram naquele período e como isso tudo conversa com o nascimento dessa dança. Marina é bailarina profissional, professora de dança e estudante de Arte e Mídia na UFCG. 

Ficha técnica – Apresentação, edição, roteiro, direção de arte: Marina Carneiro/  Câmera e captação de áudio: Sóstenes Carneiro Lopes

Redes sociais: @mar.ina.artes / @angatuportaldearte

17h45 – As Aventuras de Trupizupe

Yorrana Bizai – Teatro – Queimadas

Sinopse: Trupizupe é um anti-herói brasileiro. É um cidadão nordestino que sobrevive em nossa sociedade, trazendo consigo a força do fraco, a esperteza da ingenuidade, a ambiguidade das suas atitudes e ações. Esta adaptação tem como base os textos e obras do escritor Bráulio Tavares que demonstra claramente como é possível encontrar graça na simplicidade do cotidiano. O vídeo em questão mostra uma das aventuras de Trupizupe em um reino distante. A montagem desse texto pretende preservar a simplicidade com que ele é construído e remete o espectador a rir e pensar sobre o seu próprio ridículo.

Ficha técnica – Elenco: Yorrana Bizai (Trupizupe), Gabriel Madureira Attem (Vice-Rei), Ronaldo Lima (guarda) /Fotografia: Jaciara Pereira e Yorrana Bizai / Edição e Montagem: Michael de Andrade / Produção e Direção: Yorrana Bizai

Redes sociais:

Instagram: @yorranabizai

18h15 – Magia

 Flávio Manzano – Circo – João Pessoa

Sinopse: O artista Flávio Manzano realiza em sua apresentação de circo truques tradicionais de mágica utilizando objetos comuns do dia a dia. Seus números envolvem a agilidade do ilusionismo que foge do alcance dos olhos.

Ficha técnica – concepção, performance, captação de imagem, edição: Flávio Manzano

Redes sociais:

Instagram: @flavio_manzano

18h30 – Palhaça Beterraba

 Renata Dourado – Circo – Cabedelo

Sinopse- No mini espetáculo solo de Beterraba, a palhaça se depara consigo mesma diante de um novo e velho mundo transformado pelo cenário de pandemia mundial. Neste contexto, em sua casa, assume seus afazeres básicos de maneira prática e divertida. Para Beterraba, estar viva é reconhecer-se, experimentar, contar história, mexer o corpo e ser ativa no mundo. A artista multilinguagem Renata Dourado entende que a palhaçaria é uma potência no seu “artevismo” político-estético.

Ficha técnica – concepção, atuação, montagem e edição: Renata Dourado /Provocação: Georgianna Dantas

Redes sociais:

Facebook: Renata Dourado

Instagram: @douradorenata

18h45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia

Ítalo Tavares  – Artes Visuais – Campina Grande

Sinopse: Passo a passo de uma obra de graffiti como arte urbana e suas concepções históricas. Video também mostra o espaço em que o artista vive e produz, destacando as ferramentas e técnicas utilizadas no graffiti e também na obra.

Ficha Técnica – Farias  Autoria, produção, direção, direção de arte, roteiro, execução, edição e pintura:  Ítalo Tavares / Depoimentos: Ariadne Meira (cunhada – psicóloga); Igor Araújo (irmão – Estudante Computação); João de Deus (Pai – aposentado do IBAMA);  Marta Lúcia (mãe – bancária aposentada)

Redes sociais:

Facebook: Corage Graffiti

Instagram: @coragegraffiti e @italotaf

Site: about.me/italotavares

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top