A mostra intinerante busca difundir o cinema negro no estado trazendo ao uma série de filmes com abordagens à população afro-brasileira.
A Mostra Pilão de cinema realiza sua 2º edição em formato online a partir desta segunda-feira (19), com oficinas, paletras e exibições de filmes. Foram selecionados 27 filmes de diversos estados do Brasil AL, GO, BA, SP, PB, RJ. TO, PE, PA, PR, MA e AP dentre os 126 inscritos no festival. A mostra foi contemplada pela Lei Aldir Blanc.
Leia também, grupo Samba Se Ata lança podcast com sambistas femininas
A mostra é a primeira itinerante de cinema afrocentrado, realizada na Paraíba e teve sua primeira edição no ano de 2016 na comunidade Quilombola Fonseca, sertão paraibano.
O evento acontece pelo canal do Youtube Artistas da Paraíba e as exibições dos filmes pela plataforma Todesplay dos dias 19 a 25/04. As paletras serão mediadas pela cineasta Carine Fiúza.
O título da mostra “Pilão” faz alusão ao instrumento secular, amplamente conhecido e utilizado na cultura e espiritualidade indígena e africana, sua função é de transformar, triturar, amassar ou moer alimentos para o corpo e para alma, afim de retirar deles o máximo da essência de sabor e aroma.
O pilão é um objeto de representatividade ancestral que demarca a forma de preparo de comidas e banhos para que comunidades se retroalimentassem e reconstruíssem suas capacidades de fixação e de produção para autoconsumo de populações, que tinham como modo de existir e re-existir, através de pontos de esperança, reencontro e lutas, denominados Quilombos. E é exatamente com essa intenção de aquilombar-se que, a Mostra Pilão, faz uso do cinema negro como ferramenta capaz de transformar visões, alimentando a identificação e favorecendo a troca de experiências e afetividade.
Segundo a organização do evento, a Mostra Pilão, é esse exalar de sabores inconfundíveis de memórias e aromas de acolhida e conexão espiritual através da oralidade e das lentes. É um olhar e despertar para à africanidade e para a força dos povos originários preservada na veia cultural ancestral evidenciando a urgência de criação de novos espaços de exibição para que possamos fortalecer essa rede.
Nesta edição, considerando a atmosfera pandêmica, a Mostra contará com uma versão Online, afim de chegar a um número expressivo e diversificado de pessoas que possam ter acesso a conteúdo de qualidade e em segurança. Através da plataforma Youtube, a Mostra Pilão difundirá o cinema negro na sua máxima potência.
O cinema negro existe! É forte, empoderador e urgente!
A Mostra de Cinema Negro – Pilão será realizada por meio da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc e subsidiado via chamamento público pelo Município de João Pessoa no edital número 005/2020 – Fundação Cultural de João Pessoa.
Para acompanhar mais informações sobre a Mostra Pilão basta seguir o ig do evento @MOSTRAPILÃO.
Fonte: Assessoria | SLP
Mais notícias em nossas redes sociais
Entre em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com