Disco paraibano unindo música regional e erudita é lançado nas plataformas de streaming

“Danças de Terreiro” nomeia o novo trabalho do grupo Sexteto Tabajara

A banda de música Sexteto Tabajara lançou no dia 24, seu novo disco instrumental. Composto por nove faixas autorais inéditas, o disco “Danças de Terreiro” reforça a identidade cultural e as influências sonoras nordestinas presentes, principalmente, na Paraíba e em Pernambuco, terras de origem entre os cinco tocadores de metais e o percussionista. O álbum completo vai ser disponibilizado em todas as plataformas de áudio do mundo, extrapolando todas as fronteiras da música paraibana.

Leia também, Maracatu e carnaval na cidade da Parahyba

Entre os ritmos presentes no novo Danças de Terreiro temos cavalo-marinho, ciranda, caboclinho, frevo, baião, coco, xaxado, choro e maracatu. Tudo isso sendo tocado por dois trompetes, trompa, trombone, tuba e percussão.

“Normalmente a gente [do Sexteto Tabajara] atua estreando obras inéditas de diversos gêneros, como também, as ligadas ao repertório do universo das bandas de música, principal escola formadora dos membros do sexteto, mas sempre usamos elementos da cultura brasileira e do folclore nordestino. E é tudo isso que traremos no ‘Danças de Terreiro’”, disse Marlon.

Veja também este aqui:  Inscrições para o Prêmio Políbio Alves de Literatura encerram dia 5 de maio

O Sexteto Tabajara tem um vasto repertório de interpretação de compositores desconhecidos e mestres consagrados, visando uma maior divulgação das diversas produções que tocam e no álbum “Danças de Terreiro” não é diferente. No novo disco há faixas em parceria com o Maestro Chiquito, com Beiçola do Cavaco, Adelson Machado e ainda com banda Os Fulano. As outras faixas são produções completas do grupo, sendo a música de trabalho “Danças de Terreiro” assinada pelo trombonista Marlon Barros e as demais pelo trompetista Emanoel Barros. 

A gravação do “Danças de Terreiro” é uma produção da Trato com o estúdio Gota Sonora. A produção musical é de Jader Finamore. Todo o projeto foi contemplado pela lei de emergência cultural, Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Veja também este aqui:  Os Gonzagas lança música inédita "Milagre do Tempo"
Sexteto Tabajara | Foto: Thercles

O grupo 

O Sexteto Tabajara é um grupo de câmara fundado em junho de 2014 com o objetivo de desenvolver trabalhos voltados à exploração do repertório de música brasileira para quintetos de metais e percussão. Os integrantes antes de fundar o grupo, já realizavam diversos trabalhos em atividades musicais na cidade de João Pessoa-PB, dentre elas: Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Programa de Inclusão Através da Música e das Artes “PRIMA”, entre outros. Assim, a partir da necessidade de realizar uma apresentação em Condado-PE, decidiram se juntar, e com isso, foi realizada a primeira apresentação do grupo, na programação das festividades do aniversário de 109 anos de fundação da Filarmônica 28 de Junho. 

Veja também este aqui:  Samba Se Ata lança podcast para divulgar a história de mulheres no samba

O grupo vem se apresentando continuamente em cidades do interior da Paraíba e de Pernambuco, além de apresentações em diferentes ambientes, dentre Festivais de Música, Salas de Concerto, eventos artísticos, entre outros. O Sexteto Tabajara interpreta os mais variados gêneros musicais da cultura brasileira, divulgando novas obras para este tipo de formação de música de câmara.

Fonte: Assessoria TRATO

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top