A PL que torna o dia 26 de Julho como ‘Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda em João Pessoa” já passou pela CCJ e segue para aprovação.
O Grupo de Estudos Acauã subiu na tarde desta quarta-feira (1), a hashtag #APROVAPL1724/2020 nas redes sociais para reivindicar aprovação da criação do dia 26 de julho como o “Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda em João Pessoa”. O projeto de lei de autoria da vereadora Sandra Marrocos e coautoria de Arthur Costa, Zé Silva, Israel Lucena e Gabriela Castro Lima visa valorizar, reconhecer a cultura popular e tradicional presente na capital paraibana.
Leia também, inscrição abertas para o evneto Manda Ideia
O movimento nas redes sociais do @folguedosparaibanos e @cocoacaua foi lançado para pressionar os vereadores a votarem a PL 1724/2020. Zé Silva, um dos coautores do projeto relata que esse reconhecimento é de grande importância para a cultura tradicional de João Pessoa, pois, será . “O Dia Municipal do Coco de Roda e Ciranda criado em João Pessoa a gente vai ter uma base para se exigir políticas públicas e fomento na cultura tradicional de João Pessoa. O que acontece na capital influência muito nas outras cidades do estado. Então, se passar pela Câmara dos Veredadores, a gente já pode trabalhar também a pressão estadual. Você vai devagarzinho conseguindo, com um trabalho de formiguinha. A cultura paraibana é muito desvalorizada. O preconceito e o racismo é muito grande por ser culturas africanas, indígenas, ciganas. Não é importante só pra o Coco de Roda e a Ciranda, mas pra cultura paraibana de uma foram geral”.
O projeto de lei será pautado nesta quinta-feira (2) pela vereadora Sandra Marrocos na Câmara dos Vereadores para que o Presidente da CâmaraJoão Corujinha coloque em votação no plenário. A PL já foi aprovada na CCJ há duas semanas atrás. A sessão remota da Câmara Municipal dos Vereadores de João Pessoa acontece às 9h30, no canal do Youtube da TV Câmara JP.
Para apoiar o movimento basta seguir as redes sociais do Grupo Acauã e compartilhar a postagem marcando a tag e os igs dos vereadores.
Fonte: SLP | Grupos de Estudos Acauã (Zé Silva)
Mais notícias em nossas redes sociais
Entre em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com