O laboratório paraibano para jovens roteiristas acontece em outubro presencialmente.
Completando uma década JABRE – Laboratório paraibano para jovens roteiristas realiza neste ano uma edição especial que acontecerá em outubro de forma presencial no Casarão do Jabre, na cidade de Maturéia localizada no sertão paraibano.
Leia também, último dia de visitação ao Festival Barril de Cultura.
Em 2020 realizou-se o Jabre Extremo Oriental do Nordeste, uma edição especial que contemplou outros estados nordestinos, seguindo ainda o critério de selecionar, majoritariamente, jovens de pequenas cidades. Feita de modo virtual, essa edição contemplou roteiros que abordavam o período de pandemia.
A edição presencial que acontecerá entre os dias 21 a 24 de outubro, no Casarão do Jabre, na cidade de Maturéia localizada no sertão paraibano respeitará todas as medidas sanitárias necessárias, visando a segurança dos participantes.
As inscrições já começaram e seguem até dia 30 de setembro. Os interessados devem acessar o site edicaoespeciallabj.wixsite.com onde encontraram todas as informações, edital e formulário.
JABRE – Laboratório paraibano para jovens roteiristas
Há exatos dez anos era realizada na cidade do Congo-PB, a primeira edição do JABRE – Laboratório paraibano para jovens roteiristas. Criado com o intuito de estimular a produção cinematográfica no interior do estado, o projeto vem, ao longo do tempo, contribuindo para um maior acesso a linguagem do cinema por jovens residentes em pequenas localidades.
Além do Congo-PB, outros municípios paraibanos também fizeram parceria com o laboratório, sediando edições do projeto, a exemplo das cidades de Serra da Raiz, Maturéia, São José de Piranhas e Nazarezinho.
Além da ênfase na produção de roteiro, o laboratório também diversificou sua atuação e promoveu edições com foco em fotografia cinematográfica e atuação, contando sempre com profissionais experientes na área para dar formação aos jovens selecionados.
Do ponto de vista dos resultados obtidos, ao longo dessa década o Laboratório Jabre já apresenta um saldo bastante significativo no que se refere ao quantitativo de obras realizadas como resultado direto de suas ações; são cerca de pelo menos quinze produções de curta metragem entre ficções, documentários e híbridos que tiveram seu roteiro desenvolvido a partir do Laboratório e que têm circulado por festivais e mostras do país e do mundo.
Fonte/Crédito: JABRE | SLP
Mais notícias em nossas redes sociais
Entre em contato com nossa redação
contato@seliganapauta.com