Painel Funesc debate sobre Culturas Populares e Espiritualidades Potyguaras

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, na terça-feira (29), a 12ª edição do ‘Painel Funesc’, a partir das 19h. O tema em debate vai ser ‘Culturas Populares e Espiritualidades Potyguaras’, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os debatedores serão Marilene Lourenço de Oliveira (indígena potiguara/pedagoga) e João Irineu de França Neto (indígena potiguara / psicólogo, doutor em linguística). A mediação será feita por Mariana Uchôa e Silva (historiadora, performer / Funesc).

Leia também, músico punk rock volta ao rap

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho e desde então já foram realizados onze encontros virtuais. Na edição mais recente, realizada na terça-feira (22) o tema em debate foi ‘Eventos Culturais – como estão e para onde vão’. A discussão abordou o atual cenário do mercado de mercado de shows e eventos neste momento de pandemia, quais possíveis mudanças serão encaradas e o que esperar sobre isso.

Veja também este aqui:  JABRE completa 10 anos com edição especial

A transmissão contou com os convidados Bruno Levinson (RJ), profissional com vasta experiência no mercado da música, hoje roteirista final de programas da TV Globo, e Daniel Pires (RJ), diretor de palco e grandes eventos. A mediação foi feita pelo produtor cultural e servidor da Funesc Bruno Carneiro Pires (PE).

DEBATEDORES

Card de divulgação Funesc

Marilene Lourenço de Oliveira, Indígena potiguara (PB) – Graduada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (FCR). Pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Aberta Vida (UNAVIDA). Trabalha na área de educação há 14 anos, na Escola Naíde Soares da Silva na Aldeia Laranjeira e atualmente na Creche Curumim na Cidade de Baía da Traição, na Rede Municipal. Membro da Organização dos Índios Urbanizado da cidade de Baía da Traição (OIU). Coordenadora do Grupo Coco de Roda Potiguara Flor de Laranjeira, formado em 2018. Trabalha com a Cultura Popular Indígena na sua Aldeia de origem, Aldeia Laranjeira.

Veja também este aqui:  Artista paraibana Bixarte é contratada pela Globo

João Irineu de França Neto – Psicólogo Clínico e Social, Indígena Potyguara (PB) – Graduado em Psicologia (UNIPÊ), Graduado em Letras (UEPB), Mestre em Letras (UFPB), Doutor em Linguística (UFPB), Pós-doc em Dialetologia (Universidade de Lisboa), Doutorando em Psicologia Social (PUC-SP). Prof. de Linguística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordena na UEPB o Grupo de Pesquisa em Linguagens e Culturas Populares (GLICPOP) e o Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social (GEPHS). Membro da Comissão do CFP/CREPOP “Psicologia e Políticas Públicas para os Povos Indígenas”, Membro da Articulação dos(as) Indígenas Psicólogos(as) (ABIPSI); Animador cultural das CEBs, PJMP e do Movimento Indígena.

Mariana Uchôa e Silva (PB) – Servidora pública estadual na Funesc, historiadora, performer, terapeuta integrativa e ativista na agricultura familiar. Graduada em História (UFPB e Universidad de Granada), Pós-graduada em Terapias Holísticas/Naturologia (Faam). Atua facilitando autoconhecimento através das Constelações Sistêmicas e Aromaterapia. Idealizadora do CIU – Contato Improvisação Urbano e da Danza Holística, sendo convidada para o “Primer Encuentro Internacional de Pedagogía en Danza” (Peru). Integrante do grupo de estudos Cosmover (UFPB). Co-idealizadora da Rede CSA Parahyba, ativismo de economia solidária para agricultura familiar.

Veja também este aqui:  Lançamento da Programação da segunda edição da Rota Cultural Raízes do Brejo

Fonte: Assessoria

Mais notícias em nossas redes sociais

FacebookInstagram Youtube

Entre em contato com nossa redação

contato@seliganapauta.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top